Como Participar:

Estimados amigos, gostaríamos de poder contar com a vossa contribução neste espaço.
Assim sendo, deixem os vossos comentários ou enviem e-mails para sosaiati@gmail.com
Todas as participações construtivas seram lidas e utilizadas com toda a discrição.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)


Bem, o meu primeiro "post" neste Blogue é sobre a ASAE. Por motivos óbvios, trabalho no ramo hoteleiro desde o meu segundo emprego, além de ter frequentado uma escola da mesma área e já assisti a algumas inspecções da ASAE, bem como já trabalhei num local onde a dita empresa/autoridade tinha estado à pouco tempo.

Tudo isto parece bem, mas onde estão os funcionários da ASAE quando nos surge um (...) na comida? Isto pode parecer estranho, mas a verdade é que muitos de nós já tiveram essa experiência. Está-se muito bem a comer e... Eu próprio já tive de levar com reclamações porque uma cliente minha estava a comer o seu almoço e deu de caras com uma larva nas suas couves... Mas isto não é o mais grave, a verdadeira questão é que esta empresa tinha recebido uma inspectora da ASAE poucos meses antes. Essa senhora que entrou por ali de bata branca, a tirar fotografias a tudo o que via, deixou uma lista de duas páginas a dizer tudo o que tinha de ser mudado. Claro que muito pouco do que foi dito foi cumprido, tanto que passado pouco tempo este estabelecimento estava à venda e actualmente tem nova gerência.

Ora, a minha pergunta é: Onde é que andam todo-poderosos inspectores da ASAE agora? Será que só aquela empresa em Tábua é que estava fora das normas previstas? Asseguro-vos que não. Aliás, no nosso país a taxa de incumprimento é de cerca de 40%, o que é um dado assustador.

Tudo isto é uma grande fantochada que serve apenas para algumas personagens ganharem mérito, dinheiro e poder. Não quero com isto dizer que não concordo com a ASAE, antes pelo contrário, Só abomino que com tantas inspecções nunca se tenham lembrado de ir àqueles locais críticos que todos nós sabemos e evitamos com medo de apanhar uma congestão, ou algo pior...

Tudo isto me leva a pensar que por aqui, Tábua, as pessoas têm medo de se exprimir. tendo em conta que este ano houve cerca de 38.500 queixas em livros de reclamações e cerca de 12.670 reclamações recebidas pela ASAE no site (http://www.asae.pt/), não compreendo como é que os propreatários do ramo hoteleiro e similares tabuenses (salvo raras excepções) podem continuar a gozar com a cara do consumidor fornecendo produtos de terceira e cobrando preços de hotel de 5*.


Muito obrigado a todos.

7 comentários:

Anónimo disse...

vamos todos jantar ao restaurante "O Barbas"... lolololol

Anónimo disse...

Em primeiro lugar dou-vos os parabens pela iniciativa de criarem um blog.
Um blog para mim é um espaço de debate, dialogo e tertulia, e quando o assunto é Tábua, esta maravilhosa terra onde vivo e que tanto gosto, mais vontade tenho em participar e em fazer parte desta "tertulia".
Deixo-vos apenas algumas notas, que podem entender como critica construtiva.
Acho que um espaço deste deve servir não só para a critica como para reconhecer o que foi bem feito. Falo não só em relação ao Municipio, ao governo, a oposição, as associações, etc. Se há coisas manfestamente mal feitas, e que poderiam ser feitas de outra maneira, tb ha aquelas que foram bem feitas, e que temos de lhes tirar o chapéu. Criticar por criticar é facil, o dificil mesmo é fazer e ter coragem de fazer algo. É fácil criticar, mesmo muito fácil, o dificil é pensar em fazer e executar. O passar das palavras aos actos nem sempre é fácil, e temos de reconhecer que por vezes não é possivel fazer melhor. Não quero com isto dizer que não devemos dar a nossa opinião mas devemos ter sempre a capacidade de fazer critica com sentido de responsabilidade;
Quem por vezes sacrifica a sua vida pessoal, financeira, e dá o seu melhor para com as instituições que dirige, ouvir criticas por vezes injustas, infundadas ou mesmo que raspam a ofensa pessoal só prejudica a vida associativa, o normal funcionamento destas instituições e o desenrolar das actividades.
Claro que se deve questionar estes dirigentes, pois a maior parte das vezes são usados dinheiros publicos, de todos nós, mas criticar com sentido de responsabilidade, "o porque foi feito assim e nao foi feito assado", mas com fundamento, com sentido de oportunidada. O mal dizer por mal dizer já não se usa....temos de ter a consciencia de que quem anda nestas instituições, salvo raras excepções, anda bem intencionado, quer desenvolver, fazer actividades, etc..
Acho que já me alonguei demais, mas queria repetir os parabens pela iniciativa, mas por favor, não tornem este blog um espaço de "Escarnio e mal dizer" só porque é bem dizer mal, ou a critica pela critica....bons Post´s!
Como disse alguém "eu vou andar por ai!!!!"

Anónimo disse...

"Os vampiros"
....lol...será que esta letra se aplica a este blog???

No céu cinzento Sob o astro mudo
Batendo as asas Pela noite calada
Vêm em bandos Com pés veludo
Chupar o sangue Fresco da manada

Se alguém se engana Com seu ar sisudo
E lhes franqueia As portas à chegada
Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada [Bis]

A toda a parte Chegam os vampiros
Poisam nos prédios Poisam nas calçadas
Trazem no ventre Despojos antigos
Mas nada os prende Às vidas acabadas

São os mordomos Do universo todo
Senhores à força Mandadores sem lei
Enchem as tulhas Bebem vinho novo
Dançam a ronda No pinhal do rei

Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada

No chão do medo Tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos Na noite abafada
Jazem nos fossos Vítimas dum credo
E não se esgota O sangue da manada

Se alguém se engana Com seu ar sisudo
E lhe franqueia As portas à chegada
Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada

Eles comem tudo Eles comem tudo
Eles comem tudo E não deixam nada

Anónimo disse...

ja agora deixo o video para matar saudades!!
http://www.dailymotion.com/video/x2i0p0_zeca-afonso-vampiros-512_music

Inês Gouveia Silvestre disse...

Er.. na votação festabua... razoavel é com um 'Z' e nao com 'S' valha-me Deus! Era suposto ser um blog intelectual lol!

Inês Gouveia Silvestre disse...

E proprietários com um 'I' lol! Pronto pronto precisam de um revisor. Mas as ideias estão lá! Mas perdem por falta de um revisor!
A lingua mãe é bela e perfeita; como tal, merece tratamento rico, cuidado e carinhoso! É um pedido sério !!!!!!!!!

Anónimo disse...

temos revisora ;-)e que revisora!!! oportuna e eficaz, a corrigir (e bem) as calinadas dos vampiros. Bom português, é com a menina... *