Como Participar:

Estimados amigos, gostaríamos de poder contar com a vossa contribução neste espaço.
Assim sendo, deixem os vossos comentários ou enviem e-mails para sosaiati@gmail.com
Todas as participações construtivas seram lidas e utilizadas com toda a discrição.

segunda-feira, 7 de julho de 2008



Em primeiro lugar, pareceu-nos interessante relevar que o Blogspot tem uma opção que permite aos utilizadores de todo o mundo receber uma pequena comissão por deixar utilizar um espaço para publicidade no seu blog. Tudo isto seria óptimo, não fosse o facto de não existir nenhum 3420 Tábua na lista do Blogspot. "Será que ainda aparecemos no mapa?" Talves na SIC...

Gostaria-mos igualmente de expressar o nosso agrado pessoal por todo o feedback que temos recebido. É através dele que podemos realizar este projecto. Em muito do que nos tem sido dito, várias são as divergências mas as congruências são enormes. Parece-nos que o simples facto de haver interesse já é muita coisa.
Desta feita, talves recordar e citar algumas das opiniões que mais nos agradaram seja o melhor a fazer neste momento;
-"Gostava que falassem daquela fonte (logo acima da churrascaria, em frente ao jardim ao lado do Noc) que tinha um desenho por detrás já bastante antigo e degradado que a solução mais fácil e com menos custos foi passar tinta branca por cima em vez de restaurarem aquilo que ali estava tão bem."
Vampira Sofia
-"Notem por exemplo o estado da fonte na rua principal um pouco abaixo do Noctívago bar.(...) Tal fonte que remonta aos antepassados desta vila."
Vampiro Anónimo
-"Pergunto-me, seremos nós os vampiros ou aqueles que nos calam por detrás de fatos e gravatas, que nos sugam a verdade e a inocência sem nos deixarem sequer notar que o fizeram?!"
Vampiro Anónimo
-(A propósito da FesTábua)"Ronalda? Gabriel? Festival de Folclore? Mas o que é isto? Mais estupidificação das massas? Não obrigado!"
Vampiro Anónimo

-"Será que esta gente que trabalha na parte da cultura já alguma vez saiu desta parvónia e foi visitar outras terras onde se fazem festas da vila, ou mesmo feiras? Não precisam ir muito longe."
Vampira Sofia
-"Há cerca de um ano, o sr. Presidente da Câmara Municipal de Tábua disse, em entrevista, que o projecto estava concluído. E aparentemente, há quem já tenha visto as várias propostas... Um ano depois, onde está esse mesmo plano? E o que se pretende, a sério, para este espaço nobre da vila? Servirá apenas o Jardim para festas de índole popular e feiras do livro mal aproveitadas, acções demagógicas de associações juvenis quase inoperantes e afins?"
Vampiro Anónimo
.........................................................................................................
Tudo isto para fazer apenas uma pergunta: Vamos ficar aqui agarrados ao computador ou vamos fazer alguma coisa?

3 comentários:

Anónimo disse...

Estarmos em frente ao computador a discutir algo já é produtivo. Pelo menos concentram-se ideias num único lugar, em vez de andarem dispersas pelas mesas dos cafés e bares da vila.

Há alguns dias ouvi dizer "em Tábua não se pode abrir a boca contra o poder". Este blog parece ser, embora ao coberto do anonimato, uma boa tentativa para falar.

Todas as opiniões aqui manifestadas são, a meu ver, válidas. Pelo menos para quem as escreveu. Claro está que não espero que o eng. Ivo Portela, ou qualquer um dos seus subordinados na Câmara venha aqui degustar as opiniões dos utilizadores do blog. E mesmo que as leiam não creio que as sigam. Nos últimos tempos a Câmara Municipal de Tábua tem tido, por norma, a mania de fazer ouvidos de mercador às propostas reais e interessantes que lhe têm sido apresentadas. E claro que os projectos e medidas apresentadas na última campanha eleitoral só se vão tornar realidade no próximo ano. É ano de eleições. Portanto, iremos asistir às obras no Jardim Sarah Beirão, à inauguração do Pavilhão Multi-usos (3 anos depois do anunciado originalmente, porque será?) vamos assistir ao asfaltamento de vias públicas, a uma FesTábua com artistas decentes... Enfim, vamos ter num ano tudo o que deveríamos ter tido em quatro. É a política à politiqueiro típico de Portugal.

Poderemos contar também com planos de actividades ricos em projectos e ideias das associações politizadas, em acções conjuntas com a Câmara Municipal de Tábua.

Como qualquer conjunto de autarcas típicos, os da CMTábua vão ser "os que mais fizeram", "os que mais conseguiram", "os que mais empreenderam"... E o povo, como tem memória curta, vai acreditar, e votar de novo, de cruz, nos mesmos de sempre. Esperemos que não. Esperemos que se levantem vozes discordantes nos próximos meses que se dediquem a relatar a verdade do que se passa. Já que a rádio de Tábua não serve Tábua, poderia haver um conjunto de pessoas que iniciassem um novo projecto jornalístico. O que existe nem para lamber as botas da câmara serve... Não falam de nada e enchem uma publicação com Matanças do Porco e Sardinhadas, todas as semanas. E claro, as actividades das associações politizadas.

Em termos de Cultura, o concelho de Tábua está atrás de todos os seus vizinhos. Temos uma biblioteca municipal que funciona como casa da cultura, em vez de uma casa da cultura feita de raiz. Vamos ter um pavilhão multi-usos que ainda não se sabe bem para o que servirá. Torneios de futsal? Torneios de pingue-pongue?

Vamos a ver se mudamos isto. Cabe a cada um de nós contribuir para a mudança, mesmo que seja de forma escondida, falando com as nossas famílias e amigos, fazendo passar a mensagem, retirando a areia que lhes foi atirada para os olhos ao longo dos útimos anos.

Já agora, fica aqui a chamada de atenção: Nas obras de construção da Variante de Tábua foram encontrados vestígios arqueológicos. Não houve muito tempo para os estudar, já que a ordem imediata foi "cobrir os achados e prosseguir com a obra".

Anónimo disse...

Tem alguma piada ouvir falar em cultura, e na falta de eventos culturais a certas pessoas que quando as ha simplesmente não apareçem. De facto, existem algumas pessoas em Tábua, as ditas muito cultas, e donas da razão, que criticam tudo e mais alguem, os que dizem "Não há quem faça nada, nao ha um teatro, um cinema, uma festa, pronto nada....", e quando as ha (e ja houve, eu sei do que estou a falar), simplesmente não poem la os pés....e eu a ve-los passar a porta!!! Portanto, enfiem a carapuça e o chapéu, e o rabito entre as pernas, deixei.se de demagogias rascas, hipocrisias e passem de uma vez por todas das palavaras ao actos, pois palavras levam.as o vento, e a historia faz.se de actos e não de palavras....tentem fazer algo de produtivo, ou de construtivo e ao menos apoiem quem tenta fazer algo.
Apoiem projectos com pés e cabeça, devidamente estruturados e "com pés bem assentes na terra", deixem de ser de uma vez por todas "Velhos do Restelo".
Tenho dito.....

Anónimo disse...

Pelo menos as pessoas ditas muito cultas, sabem escrever correctamente.

Onde é que fez a sua instrução primária? Na Farinha Amparo?

O seu contributo para este blog e para o espaço de discussão que o mesmo representa, parece mais uma fórmula encomendada do que uma opinião sincera.

Não se esqueça de um dado extremamente importante para a análise desta temática: As pessoas ditas muito cultas não vão a certo eventos, porque simplesmente não lhes interessa.

No entanto, é engraçado ver que continua a haver em Tábua quem pense que o que os tabuenses querem é pão e circo.